Despersonaliação e Desrealização - A CURA




OLÁ!!

Criei especialmente este blogue para vos falar do meu caso de doença de despersonalização (dp) e desrealização (dr). Como lá cheguei e como neste momento estou curado da doença. TEM TRATAMENTO

A dp é um uma desordem dissociativa do cérebro, ou seja, podemos ficar com alguns sentimentos do que está a acontecer na nossa vida não é real e também de não nos conhecermos a nós próprios quando nos olhamos ao espelho. Melhor dizendo, sabemos quem somos, o nosso nome, idade, tudo... mas o cérebro não capta a identidade totalmente e muitas vezes muito pouco... MAS NAO TE PREOCUPES, tudo isto tem cura.


A dr é uma desconexão rápida e intensa da realidade á nossa volta, por exemplo, um carro a andar na estrada não nos parece um carro. O cérebro não faz conexão.. Parece que estamos sempre a sonhar.. Que não vivemos a realidade.


Estas doenças não nos chegam ao acaso... No meu caso eu durante 2 anos (comecei com 17 anos) sofri de transtorno obsessivo compulsivo.. Tinha de realizar rituais para que o dia a dia me corresse bem. Caso não os fizesse andava ansioso com medo que algo me acontecesse, por exemplo, ter um acidente enquanto conduzia, desmaiar em casa e morrer sem que ninguém chegasse a tempo de me salvar entre outros exemplos . Tinha horas para realizar os rituais e se não chegasse a hora já era um grande problema para mim.


O TOC (transtorno obsessivo compulsivo) desapareceu completamente mas as marcas de ansiedade desses tempos ficaram dentro de mim e ate aos dias de hoje elas ainda cá andam mas sem me perturbarem em nada. Quase não as sinto.
Todos estes rituais vieram da minha infância, onde eu entendi  as frases "porta-te bem se não deus castigate " ou por exemplo "Deus ve tudo" como se fossem mesmo reais.


O transtorno obsessivo compulsivo desapareceu mas como vos disse ficaram algumas coisas todas elas suportáveis e que me deixavam fazer uma vida normal... Viajar, Praticar desporto Federado, Namorar, Sair á noite com amigos, conduzir, tirar um curso universitário entre tudo o que ha de bom e normal na vida. 


Como vos disse CRIEI ESTE BLOGUE PARA FALAR NA DP E NA DR.!!!

A DP e a DR surgem sempre ligadas a ansiedade, onde o nosso cérebro activa um mecanismo de defesa e nos tira da realidade..

No meu caso durante uns meses tive num trabalho de bastante stress, onde tinha muitas dores de cabeça durante o mesmo e até choques elétricos na cabeça. Pensei ter algum problema grave no cérebro. Fiz os exames mais específicos ao cérebro e estava tudo bem... Outro grande problema que tinha era uma grande activação de pensamento, ou seja, pensamento hiperativo no lobo pré frontal do cérebro. Estes pensamento hiperativos eram sobre fazer tudo da melhor maneira na vida, por exemplo, ajudar quem mais necessitava (se não o fizesse ficava ansioso e mal comigo ), não dizer nenhuma mentira a ninguém, rezar e se a reza não ficasse bem feita não ficava bem ate ficar, não querer ser o melhor nas actividades que realizava na vida, convidar todos para ir sair para a noite, se não o fizesse não estava nada bem. Estes pensamentos eram obssesivos


QUANDO SURGE A DP E A DR?

Esta grande doença surge num treino do meu desporto federado onde eu so estava a pensar de forma muito obsessiva de como me podia livrar do que vos descrevi anteriormente... DERREPENTE olho para um colega meu eeeeeeeeee...... TUDO COMEÇOU. Fiquei despersonalizado e desrealizado..

Fiquei num sonho mas não me assustei muito porque pensei que aquilo me ia passar. Passou o dia, outro e outro e não desaparecia os sintomas... Passaram-se semanas e semanas e tudo se mantinha na mesma... Foi quase 1 ano de doença. 


Para vocês que ainda tem a doença eu percebo totalmente o que sentem... É como se fosse um inferno, é louco, doentio, não sabemos nada no momento, é triste e ficamos mal e perguntam "o que é que eu tenho? como é que me vou curar? sera que isso vai acontecer, eu vou ficar louco, eu vou ter de ser internado numa psiquiatria, eu prefiro morrer" . Todos este pensamento te vem a cabeça!

MAS TAL COMO EU VOCES PODEM FICAR TOTALMENTE CURADOS COMO EU ESTOU AGORA..

O QUE FIZ PARA ME CURAR?

Nunca perder a fé e a cabeça acreditando sempre que a CURA um dia haveria de chegar e CHEGOU. Aprendi a ouvir umas musicas calmas na internet e sentia o que é que aquilo me transmitia. Desliguei completamente de querer fazer o bem a todas as pessoas mas sim só quando é necessário. Aprendi a meditar e a sentir com o coração pois dentro do nosso coração, mais triste e magoado que ele esteja existe sempre a força que me fez curar. Existe sempre o amor que tu tiveste na vida seja ele pouco ou muito, existe a felicidade de todos os teus momentos bons na vida... AGORA ATE PODES ESTAR A PENSAR QUE NUNCA OS TIVESTE TAL COMO EU OS PENSAVA MAAAASSS.....

eles existiram sempre durante a tua/nossa vida nós é que não lhes demos importância.. Eu era uma pessoa ingrata que so ligava aos grandes bens.. Isto para voz dizer que neste momento já consigo agradecer por o sol me iluminar por exemplo... ACREDITA NÓS na vida não precisamos de muito para sermos felizes. O nosso coração pouco nos pede... os nosso pensamentos é que querem sempre mais... MAS

AFINAL O QUE SÃO OS PENSAMENTOs?? NÃO SÃO NADA. Se pensares em tirares a lotaria vais te-la? Muito provavelmente NÃO. Os pensamentos só existem para executarmos tarefas e pouco mais. Se eles forem positivos ai sim foca-te neles muito. caso contrario segue a minha regra... Pensamentos Negativos ficam no balde do lixo de casa.



CONTINUANDO.... O MEU PROCESSO DE CURA passou também por seções de hipnose numa clinica especializada e sobretudo em MIM.. EU acreditei sempre na cura!! Toda a ajuda é necessária, MAS TU, SIM TU Tens de acreditar sabes porque?? Quantos medicos são precisos para mudar uma lâmpada?? So um, no entanto essa lâmpada tem de querer ser mudada Compreendes?
O BEM ira prevalecer qualquer dia pois o mal não dura sempre...

AFINAL É APENAS UM MECANISMO DE DEFESA DO TEU CEREBRO PARA TE PROTEGER E REITAR DA REALIDADE...Pois ele tal como tu não querem sofrer e fazem tudo para o evitar e mudar

COMO FUI REGRESSANDO AO NORMAL?

Esqueci-me de referir que comecei a fazer medicação para ansiedade e para as obsessões. Foi muito importante também..

Aos poucos o meu cérebro foi-se lembrando de coisas que se tinha esquecido um pouco, fui ganhando esperança porque comecei a melhorar aos poucos, fui ganhando de novo o contacto com as coisas da vida... ATÉ QUE FIQUEI SEM DESREALIZAÇÃO

A DESPERSONALIZAÇÃO demorou um pouco mais tempo a voltar e o essencial para ela regressar totalmente foi saber que mesmo quando me ia ver ao espelho e não me identificava comigo saber que um dia a identidade ia voltar e voltou.. Deixei de me preocupar completamente por não me identificar comigo ao espelho ate que um dia voltou tudo ao normal!

A DP E A DR TÊM CURA E TRATAMENTO!

Façam as vossas perguntas!! Estou aqui para responder







Comentários

  1. Como faço para trocar uma ideia contigo diretamente amigo? sofro desse mal ha 1 ano e 9 meses e não vejo sequer um pouco de saída, poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
  2. A persistência vai ser o caminho para a tua cura! Estou aqui para vos ajudar.
    Pessoalmente atraves do email :contablogue1@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Tô sofrendo com a desrealização a 3 meses, tem sido difícil tirar o sentimento de angústia. Fico feliz que tenha se curado, fico esperançosa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dicas

O QUE FAZER - Meditação/Estado de ser